Festival Música Viva 2007

de 11 a 23 de Setembro
Percepção e Estéticas na Criação Musical 
Transmutações do Som e Novas Tecnologias

Apresentação

Percepção e Estéticas na Criação Musical 
Transmutações do Som e Novas Tecnologias

O Festival Música Viva 2007, na sua 13ª edição, divide-se entre Lisboa e o Porto, e apresenta espectáculos no Instituto Franco-Português, na Fundação Calouste Gulbenkian e na Casa da Música, a preencher duas semanas intensas. A criação musical portuguesa e as relações da música com a tecnologia estão em evidência e afirmam a sua plena vitalidade e diversidade.

O Festival Música Viva é hoje em dia, tanto a nível nacional como internacional um amplo e reconhecido espaço de circulação e confronto de ideias e de estéticas, um ponto de convergência da música e da tecnologia, do domínio instrumental e analógico com o virtual e electrónico, propondo mais uma vez nomes consagrados lado a lado com novíssimos compositores e intérpretes num total de 23 espectáculos, 5 instalações e 4 conferências - das grandes formações orquestrais aos emblemáticos concertos de música electrónica pela Orquestra de Altifalantes, passando pela música de câmara, pelas instalações, pelo vídeo, pelos espectáculos para crianças, ...
No total serão apresentadas 80 obras, 30 das quais em primeira audição em Portugal, 13 em estreia absoluta. Dentro destes números distinga-se ainda que 37 das peças apresentadas são de compositores portugueses incluindo o número revelador de 10 estreias absolutas, prova inequívoca da prolífica actividade criadora actualmente em Portugal e à qual o festival dá voz.

O programa é demasiado rico e extenso para que seja possível destacar-se alguns espectáculos, pois todos são lugares de destaque naquilo que lhes é específico e todos concorrem para dar espaço à arte musical e à cultura em geral, propriedades que nos fazem humanos, que nos identificam e nos distinguem. Todavia pelas particularidades únicas que a Casa da Música oferece, foi possível este ano apresentar uma série de instalações sonoras que desafiam a sua própria definição e que durante o período do festival procuram dar respostas à ocupação de múltiplos espaços do edifício.

Refira-se finalmente que é com particular entusiasmo que saudamos esta primeira parceria com a Casa da Música que acolhe uma parte substancial da programação, não esquecendo contudo todas as demais entidades públicas e privadas que apoiam activamente, ano após ano, a realização do festival Música Viva, e que permitiram que se tornasse no grande espaço de confronto de estéticas e de ideias que hoje é.


Programa

Auditório Phillippe Friedman - Instituto Franco-Português 11,12,13 e 14 de Setembro 2007 
em colaboração com a European Conference on Artificial Life ECAL 2007

Fundação Calouste Gulbenkian 15 de Setembro 2007

Casa da Música de 17 a 23 de Setembro 2007


Terça-feira, 11 de Setembro – Instituto Franco-Português (Lisboa)

21h30 – Auditório Philippe Friedman
Sond’Ar-te Electric Ensemble

Pedro Amaral: direcção
Frances Lynch: soprano
Jean-Marc Sullon: electrónica

Filipe Pires – Prólogos
Masataka Matsuo – Resonant Solitude ** 
Pedro M. Rocha – To a world free from beliefs ** (encomenda da Miso Music Portugal) 
Cândido Lima – Gestos-Circus-Círculos 
Philippe Leroux – Voi(rex) *

co-produção: Instituto Franco-Português
Apoio: British Council, Sacem

Sond’Ar-te Electric Ensemble 
Concerto de estreia do Sond’Ar-te Electric Ensemble. 
Este grupo é a nova iniciativa da Miso Music Portugal para a temporada 2007/08 com direcção artística de Miguel Azguime e com Pedro Amaral como maestro titular. Um agrupamento especificamente dedicado ao “repertório misto”, onde se combinam e se misturam os instrumentos tradicionais com os meios electrónicos. Para este primeiro concerto o Sond’Ar-te Electric Ensemble conta com a participação da soprano britânica Frances Lynch e apresenta várias obras de autores portugueses, nomeadamente a estreia absoluta de uma obra de Pedro M. Rocha, e ainda obras de Philippe Leroux e Masataka Matsuo. www.misomusic.com

Quarta-feira, 12 de Setembro – Instituto Franco-Português (Lisboa)

21h30 – Auditório Philippe Friedman 
Orquestra de Altifalantes I – Música Electrónica

MusicAL - concerto integrado na European Conference of Artificial Life 2007

Jack Stamps – Lulled by an Imploding Lotus *
Scott McLaughlin – Whitewater * 
Isabel Pires – Sideral *
Daniel Jones – Exiguum Clinamen *
David Plans Casal – Unit Structures *

intervalo

Eduardo Reck Miranda – Olivine Trees *
Graziano Lella – H2O *
Paula Matthusen – Circadia II*
Alexis Kirke & Lola Perrin – Repertoire of the Community 1 *
Tim Blackwell – Swarm and Attractors *

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta

co-produção: ECAL, Instituto Franco-Português

Este concerto do Festival Música Viva 2007 vem no seguimento do “Workshop de Música e Vida Artificial” MusicAL da Conferência Europeia sobre Vida Artificial. Este workshop juntou cientistas e músicos que trabalham no campo da vida artificial (ou A-Life) e promovido pelo Centro Interdisciplinar de Música Computacional da Universidade de Plymouth. O concerto apresenta obras compostas com/ ou inspiradas nas pesquisas sobre A-Life.
A abordagem A-Life à música é uma estimulante inovação para músicos e cientistas. Do ponto de vista musical, fornece meios inovadores e naturais para gerar ideias musicais a partir de um conjunto de componentes e processos primitivos configuráveis. Estes reflectem o processo composicional a partir do qual se gera uma multiplicidade de ideias por brainstorm, das quais são seleccionadas as mais promissoras para um futuro refinamento iterativo. Para os cientistas, o interesse reside sobretudo na utilização destas técnicas para modelar a transmissão cultural e a mudança do corpo de ideias musicais da população ao longo do tempo.
A maior parte dos investigadores em A-Life e música são compositores de pleno direito. A música é provavelmente um dos poucos domínios que permite a rápida utilização prática dos resultados de uma investigação altamente especializada em A-Life, contribuindo assim para a promoção da utilidade da investigação científica neste domínio junto do público. Os músicos que trabalham com A-Life foram convidados a propor obras para este concerto. O comité organizador seleccionou aquelas que melhor representam a variedade de inovações de práticas composicionais que emergem da investigação em A-Life e música.

Quinta-feira, 13 de Setembro – Instituto Franco-Português (Lisboa)

18h00 – Conferência por Masataka Matsuo
“Approach to Traditional Culture and Instruments by Japanese Composers”

21h30 – Auditório Philippe Friedman 
Electric Voice Theatre
“Silent Voices”

Frances Lynch: soprano
Paul Bull: electrónica

Judith Weir – I was born in a small village 
Andrew Lovett – Daughters of Sarah * 
Isabel Soveral – since brass nor stone **
Alejandro Viñao – The Baghdad Monologue *

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta

apoio: British Council

Sexta-feira, 14 de Setembro – Instituto Franco-Português (Lisboa)

21h30 – Auditório Philippe Friedman 
Saxofínia

José Massarão: saxofone soprano
José António Lopes: saxofone alto
Mário Marques: saxofone tenor
Alberto Roque: saxofone barítono

António Pinho Vargas Cut 
Clotilde Rosa – Saxofilia **
Christopher Bochmann Movements

intervalo

Luís Antunes Pena Kippfigur *
José Luís Ferreira - S(w)ynthesis **
Carlos Azevedo – Sun Flower

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta

co-produção: Instituto Franco-Português

Quarteto de Saxofones SAXOFÍNIA surgiu em 1987 no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe de saxofone do Professor Vítor Santos.
Actualmente o quarteto desenvolve a sua actividade promovendo a música original para esta formação, bem como encomendando obras a compositores portugueses, pretendo assim enriquecer a já vasta literatura existente.
As suas áreas musicais abrangem a música dita "clássica", "Jazz" e "Música contemporânea", tendo nesta última já realizado estreias absolutas de obras de António Pinho Vargas, Christopher Bochmann, Daniel Schvetz, Eurico Carrapatoso e José António Lopes.
O programa que aqui ouviremos é reflexo de uma “caminhada” de 20 anos, inaugurada em 1987 por quatro estudantes da classe de saxofone do Conservatório Nacional de Lisboa. Desde a sua criação, uma das principais linhas orientadoras do quarteto Saxofínia foi a divulgação desta formação junto dos compositores portugueses, no sentido de se criar um corpus de obras que permitissem enriquecer o já vasto repertório existente por todo o mundo e divulgar os criadores e intérpretes portugueses.
Em 1990 foi dado o primeiro passo na divulgação além fronteiras através da estreia absoluta da obra “Cut” de António Pinho Vargas, na Bienal dos Jovens Criadores do Mediterrâneo em Marselha. Nos anos que se seguiram foram surgindo várias obras de compositores portugueses e de compositores estrangeiros residentes em Portugal, o que permitiu estarmos esta noite a celebrar a música portuguesa quase em exclusivo. 
Serão ouvidas três obras em estreia absoluta, “Saxofilia” de Clotilde Rosa, “Kippfigur” de Luís Antunes Pena e “S(w)ynthesis” de José Luís Ferreira, esta última utilizando as  novas tecnologias associadas à música,  fazendo deste concerto um percurso estético e de processos composicionais que acompanharam estes primeiros 20 anos de actividade do quarteto Saxofínia.

Sábado 15 de Setembro – Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

21h30 – Grande Auditório da FCG 
Orquestra Gulbenkian

Renato Rivolta: direcção
Frances  Lynch: soprano
Jano Lisboa: viola

Alexandre Delgado – Concerto para viola e orquestra
Claude Vivier – Lonely Child *
Cândido Lima – ... do Mar da Póvoa - MANTA
Iannis Xenakis – Metastasis

apoio: Fundação Calouste Gulbenkian, British Council

Terça-feira, 18 de Setembro – Casa da Música (Porto)

18h00
Inauguração das Instalações

Sala Roxa
André Sier - 747.3

747.3, (2006) de André Sier é uma instalação interactiva digital à base de reconhecimento de imagem. 747.3 é um quase-jogo, sem objectivos nem resultados, inspirado em títulos de jogos de Spectrum vintage, onde se procura apenas a fruição do acto de voar em ambientes dinâmicos e contínuos, paisagens virtuais construídas a partir de terrenos infinitos em “wireframe”.747.3 é a terceira versão desta série de simuladores de voos abstractos realizados em computador onde o utilizador tudo controla com o seu próprio corpo, abrindo os braços e guiando os acontecimentos. www.s373.net

Terraço
Deep Listening

Robert Normandeau StrinGDberg * 
Pierre-Alain Jaffrennou – Musica Mobile *

Deep Listening
No espaço singular do Terraço da Casa da Música e aproveitando as suas características acústicas, foi instalado um sistema de sonorização envolvente de 8 canais para uma total imersão no som das obras Musica Mobile do compositor francês Pierre-Alain Jaffrennou StrinGDberg do compositor canadiano Robert Normandeau que de forma contínua serão dadas a ouvir. O público poderá deslocar-se e/ou instalar-se livremente no Terraço para uma fruição sucessiva destas duas obras que ambas apelam para uma atitude de “Deep Listening”, retomando as palavras de Pauline Oliveros que preconiza uma filosofia e prática atenta e imersiva da escuta musical.

Cybermusica
Simão Costa - π_ano

π_ano de Simão Costa é uma performance/concerto intermédia para piano solo, electrónica em tempo-real, vídeo e interactividade do público. 
O pianista Simão Costa transforma-se.
Simultaneamente compositor-improvisador, “luthier” de instrumentos digitais aplicados ao piano e intérprete que controla uma estrutura/partitura informatizada que gere os recursos audiovisuais ao longo da performance. www.maosimmao.com

Cybermusica
Karlheinz Essl Lexikon-Sonate *

Lexikon-Sonate de Karlheinz Essl é um work-in-progress que teve o seu início em 1992. Em vez de uma composição cuja estrutura está fixa pela notação, esta obra manifesta-se através de um programa informático que compõe a peça em tempo real – ou antes um excerto de uma peça para piano virtualmente infinita. Estão ausentes duas características de uma peça para piano tradicional: não há um texto pré-composto para ser interpretado, não necessita de um pianista ou intérprete. Em vez disso, as indicações para tocar o piano são directamente geradas por um programa informático e imediatamente transmitido a um Disklavier que as executa. www.essl.at

Sala Ensaios 3
Collectif éOle  - Pierre Jodlowski e Christophe Ruetsch – Mendel *

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta

Mendel é um organismo virtual, criado pelo Collectif éOle de Toulouse e que oferece ao público novas modalidades de comunicação: escutar, olhar, tocar, aprender,...
Mendel, espaço interactivo sonoro e visual, é composto por uma série de cubos que emergem do solo e convergem para um monitor de controlo. O comportamento do público é analisado por Mendel através de diversos tipos de sensores (gestuais, sonoros, vídeo), e o organismo expande a sua própria história recorrendo ao armazenamento dos dados úteis ao seu desenvolvimento, aos seus movimentos e à sua energia audiovisual. www.studio-eole.net

Apoio: Ministère de la Culture - DRAC Midi-Pyrénées, Région Midi-Pyrénées, Conseil général de Haute-Garonne, Ville de Toulouse, Sacem, Consulat General de France à Porto, Alliance Française de Porto

19h30 – Sala 2 
Sond’Ar-te Electric Ensemble

Pedro Amaral: direcção
Frances Lynch: soprano
Jean-Marc Sullon: assistente musical

Filipe Pires – Prólogos
Pedro M. Rocha – To a world free from beliefs ** (encomenda da Miso Music Portugal) 
Philippe Leroux – Voi(rex) *
Masataka Matsuo – Resonant Solitude **
Cândido Lima – Gestos-Circus-Círculos (encomenda Porto 2001)

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta

Sond’Ar-te Electric Ensemble 
Concerto de estreia na Casa da Música do Sond’Ar-te Electric Ensemble. 
Este grupo é a nova iniciativa da Miso Music Portugal para a temporada 2007/08 com direcção artística de Miguel Azguime e com Pedro Amaral como maestro titular. Um agrupamento especificamente dedicado ao “repertório misto”, onde se combinam e se misturam os instrumentos tradicionais com os meios electrónicos. Para este primeiro concerto o Sond’Ar-te Electric Ensemble conta com a participação da soprano britânica Frances Lynch e apresenta várias obras de autores portugueses, nomeadamente a estreia absoluta de uma obra de Pedro M. Rocha, e ainda obras de Philippe Leroux e Masataka Matsuo. www.misomusic.com

Apoio: British Council, Sacem

Quarta-feira, 19 de Setembro – Casa da Música (Porto)

10h15 e 11h30 - sala 2 (para escolas) 
Teatro Electroacústico

Ágata Mandillo: selecção, adaptação das histórias, interpretação
Rosinda Costa: interpretação
Simão Costa: live-electronics e difusão sonora

Isabel Pires - Plop! (história de Ana de Castro Guimarães baseada num conto tibetano) 
Simão Costa - A Estrela-do-Mar foi viajar (história de Mafalda de Azevedo) 
Miguel Azguime - O Rouxinol do Japão (história de H.C. Andersen) 
António Ferreira -  A nova música do rei (adaptação da história de H.C. Andersen)

Teatro Electroacústico foi pensado para crianças dos 5 aos 12 anos, propondo  uma forma inovadora de se contar uma história; onde os sons e a música estimulam o imaginário infantil, animam o sentido semântico das palavras e induzem e potenciam a fantasia. O som espacializado por uma pequena “orquestra de altifalantes” disposta em torno do público, proporciona uma envolvência e uma percepção única da música e da própria história. www.misomusic.com

10h15 às 19h00
Instalações

Sala Roxa - 10h15 às 19h00
André Sier - 747.3

Terraço - 10h15 às 19h00
Deep Listening
Robert Normandeau StrinGDberg * 
Pierre-Alain Jaffrennou – Musica Mobile *

Cybermusica – 17h00
Simão Costa - π_ano

Cybermusica - 10h15 às 17h00 e 18h00 às 19h00
Karlheinz Essl Lexikon-Sonate *

Sala Ensaios 3 – 10h15 às 13h00 (para escolas) e 15h00 às 18h00
Collectif éOle  - Pierre Jodlowski e Christophe Ruetsch – Mendel *

Apoio: Ministère de la Culture - DRAC Midi-Pyrénées, Région Midi-Pyrénées, Conseil général de Haute-Garonne, Ville de Toulouse, Sacem, Consulat General de France à Porto, Alliance Française de Porto

18h00 - Sala de Ensaios 10
Conferência por Francis Dhomont 
"Hypothèses sur un parcours personnel"

19h30 – Sala Suggia 
Fidelio Trio

Darragh Morgan: violino
Robin Michael: violoncelo
Mary Dullea: piano
Jean-Marc Sullon: assistente informático-musical

Donnacha Dennehy - bulb ◊ 
Fernando Corrêa de Oliveira – trio Op.17
Kevin Volans – Piano Trio *

intervalo

Deirdre Gribbin - How to make the water sound ◊ 
Salvatore Sciarrino  – Trio nº1 
Ed Bennett – For Marcel Dzama ◊ *

Apoio: Association of Irish Composers, Culture Ireland, Arts Council of Ireland. 
Em colaboração: com a ISCM (Sociedade Internacional de Música Contemporânea)

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta
◊ obra escrita para o Fidelio Trio

Trio Fidelio
Proveniente de Dublin, o Trio Fidelio é constituído por 3 solistas de excelência com uma carreira internacional que os tem levado aos quatro cantos do mundo. Célebre pelo seu elevado nível e pelas suas interpretações originais e plenas de intensa expressividade e pulsante vigor, a primeira apresentação em Portugal do Trio Fidelio é especialmente dedicada à nova música irlandesa e oferece-nos obras de alguns dos nomes emergentes da criação musical na Irlanda. A complementar o programa serão ainda interpretadas obras de Salvatore Sciarrino e o Trio Op.17 de uma figura fundamental da música portuguesa do século XX mas injustamente esquecida: Fernando Corrêa de Oliveira. www.fideliotrio.com

21h30 – Sala 2 
Orquestra de Altifalantes II – Música Electrónica e Vídeo

Francis Dhomont: projecção sonora
Takeyoshi Mori: projecção sonora
Hiroyuki Saeki: projecção sonora

Takeyoshi Mori  Over the Blue ** 
Hiroyuki Saeki  Aux maisons du ventôse **

intervalo

Francis Dhomont – Here and There * 
Francis Dhomont – Vol d'arondes * 
Francis Dhomont – Un autre Printemps * 
Francis Dhomont – Premières traces du Choucas * 
Francis Dhomont / Inès Wickmann (vídeo) – Moirures *

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta

Orquestra de Altifalantes II – Música Electrónica e Vídeo
Os concertos de música electrónica com a Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal são, anualmente um dos momentos mais emblemáticos do festival Música Viva e a sua apresentação na Casa da Música não é pois excepção. Ao todo estão agendados 4 concertos que trazem até nós algumas das figuras de referência da criação musical electroacústica e para o primeiro concerto contamos com a presença do pioneiro Franco-Canadiano Francis Dhomont, uma figura incontornável cuja presença no festival permitirá também a realização de um curso de composição electroacústica. Na primeira parte deste primeiro programa teremos a oportunidade de descobrir a nova música electrónica japonesa.

Quinta-feira, 20 de Setembro – Casa da Música (Porto)

10h15 e 11h30 - sala 2 (para escolas) 
Teatro Electroacústico

10h15 às 19h00
Instalações

Sala Roxa - 10h15 às 19h00
André Sier - 747.3

Terraço - 10h15 às 19h00
Deep Listening
Robert Normandeau StrinGDberg * 
Pierre-Alain Jaffrennou – Musica Mobile *

Cybermusica – 17h00
Simão Costa - π_ano

Cybermusica - 10h15 às 17h00 e 18h00 às 19h00
Karlheinz Essl Lexikon-Sonate *

Sala Ensaios 3 – 10h15 às 13h00 (para escolas) e 15h00 às 18h00
Collectif éOle  - Pierre Jodlowski e Christophe Ruetsch – Mendel *

Apoio: Ministère de la Culture - DRAC Midi-Pyrénées, Région Midi-Pyrénées, Conseil général de Haute-Garonne, Ville de Toulouse, Sacem, Consulat General de France à Porto, Alliance Française de Porto

18h00 – Sala de Ensaios 10 
Conferência por Sabine Schäfer e Joachim Krebs 
Além de uma introdução à estética composicional e informações detalhadas sobre o trabalho “TopoSonic Spheres”, os artistas apresentam o seu método de exploração do material através da microscopia áudio de sons naturais e ruídos.
www.sabineschaeferjoachimkrebs.de 
Apoio: Goethe Institut

19h30 – Sala de ensaios 2 
Eduardo Polónio

Eduardo Polónio: laptop, vídeo, electrónica

Eduardo Polónio – Histoires de sons 
Eduardo Polónio – Espai Sonor-Espai visual, imagens de Carles Pujol 
Eduardo Polónio – Devil's Dreams 
Eduardo Polónio – Usession , imagens de Eugeni Bonet 
Eduardo Polónio – Einai, imagens de Eugeni Bonet 
Eduardo Polónio – Improvisación con formas frías

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta

Eduardo Polónio
No ano de 2007 Eduardo Polónio cumpre 40 anos de dedicação à música electroacústica, e pode portanto dizer-se que a sua carreira é paralela à própria história da música electroacústica em Espanha. Desde o mítico laboratório ALEA (o primeiro estúdio de criação que existiu no país) a obra de Eduardo Polónio cresceu par a par com o desenvolvimento tecnológico. As obras que constituem o programa deste concerto abarcam um período de cerca de 30 anos (de 1976 a 2004) e mostram bem o seu interesse pelas colaborações com artistas visuais e pela arte multimédia. www.eduardopolonio.com

21h30 – Sala 2 
Pedro Carneiro - Extensões e novas expressões

Pedro Carneiro: percussão

Pedro Carneiro - Manifesto/Utopia (ver. 2) 
Cort Lippe Music for Snare Drum and Computer ** 
Carlos Alberto Augusto The Moment of Being ** 
Pedro M. Rocha / André Sier (vídeo) To a world free from religions ** 
(marimba em quartos de tom e electrónica)
Pedro Amaral Script *

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta

Extensões e novas expressões
Este recital de Pedro Carneiro tem como mote a descoberta de novos instrumentos expressivos - sejam reais e físicos ou puramente “virtuais” conforme nos diz:
“Reais e físicos, como no caso de um novo protótipo de baqueta de marimba (desenvolvido com Miguel Ralha/Missom), que permite projectar três timbres diferentes em todos os registos dinâmicos necessários na obra de Pedro Amaral; ou uma extensão em quartos de tom, criada por James Wood e aqui “reciclada” por Pedro M. Rocha.
Puramente “virtuais”, como no diálogo interactivo da caixa e do computador, na obra de Cort Lippe; ou na combinação da voz do intérprete com sons acústicos e electroacústicos, na obra de Carlos Alberto Augusto.
Músicas estas que espero criarão momentos de um fascínio catalizador do despertar para (um)a (nova) escuta”. (Pedro Carneiro, Abril 2007) www.pedrocarneiro.com

Sexta-feira 21 de Setembro - Casa da Música (Porto)

10h15 e 11h30 - sala 2 (para escolas) 
Teatro Electroacústico

10h15 às 19h00
Instalações

Sala Roxa - 10h15 às 19h00
André Sier - 747.3

Terraço - 10h15 às 19h00
Deep Listening
Robert Normandeau StrinGDberg * 
Pierre-Alain Jaffrennou – Musica Mobile *

Cybermusica – 17h00
Simão Costa - π_ano

Cybermusica - 10h15 às 17h00 
Karlheinz Essl Lexikon-Sonate *

Sala Ensaios 3 – 10h15 às 13h00 (para escolas) e 15h00 às 18h00
Collectif éOle  - Pierre Jodlowski e Christophe Ruetsch – Mendel *

Apoio: Ministère de la Culture - DRAC Midi-Pyrénées, Région Midi-Pyrénées, Conseil général de Haute-Garonne, Ville de Toulouse, Sacem, Consulat General de France à Porto, Alliance Française de Porto

18h30 – Sala 2
Orquestra de Altifalantes III – Música Electrónica

Sabine Schäfer: projecção sonora
Joachim Krebs: projecção sonora
Miguel Azguime: projecção sonora

Obras premiadas do Concurso de Composição Electroacústica 2007

intervalo

Sabine Schäfer / Joachim Krebs – TopoSonic Spheres *

Apoio: Goethe Institut

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta

Orquestra de Altifalantes III - Música Electrónica
No segundo concerto de música electrónica a ter lugar com a emblemática Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal serão apresentadas, na primeira parte, as obras premiadas do concurso de composição electroacústica Música Viva 2007, sendo a segunda parte do programa totalmente preenchida com a excepcional “TopoSonic Spheres” do duo de compositores Sabine Schäfer e Joachim Krebs, cujo trabalho conjunto, surpreendente e inovador é uma das referências da criação musical electroacústica da actualidade. De forma complementar à apresentação desta obra Sabine Schäfer e Joachim Krebs farão uma conferência para desvendar os mistérios da sua pessoal técnica de “sampling" e processo composicional.

20h30 - Cybermusica 
Lançamento de novo CD “Emmanuel Nunes / Remix Ensemble”
Apresentação por Frank Madlener (IRCAM)

21h30 – Sala Suggia 
Remix Ensemble
Coro Gulbenkian
Electrónica IRCAM

Peter Rundel: direcção
Eric Daubresse: assistente informático-musical

Emmanuel Nunes – Nachtmusik I 
Emmanuel Nunes - Vislumbre

intervalo

Emmanuel Nunes – Musik der Fruhe

Sábado, 22 de Setembro - Casa da Música (Porto)

12h00 – Sala 2 
Orquestra de Altifalantes IV – Música Electrónica e Vídeo

António Pinho Vargas: projecção sonora
Luís Antunes Pena : projecção sonora
Paulo Ferreira Lopes: projecção sonora

António Pinho Vargas – Ciclos de Conferências e Diálogos Imaginários ** 
Luís Antunes Pena – Vermalung II – Donny G. *
Paulo Ferreira Lopes / Claudia Robles (vídeo) – Wintermusik aus dem Buch der Dunkelheit **
Enrique X.Macías – Portrait du Matin *

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta

Orquestra de Altifalantes IV – Música Electrónica e Vídeo
Este quarto concerto com a Orquestra de Altifalantes traz-nos duas obras em estreia absoluta dos compositores António Pinho Vargas e Paulo Ferreira Lopes e ainda as estreias portuguesas deVermalung II – Donny G. de Luís Antunes Pena e Portrait du Matin de Enrique X. Macías

10h15 às 19h00
Instalações

Sala Roxa - 10h15 às 19h00
André Sier - 747.3

Terraço - 10h15 às 19h00
Deep Listening
Robert Normandeau StrinGDberg * 
Pierre-Alain Jaffrennou – Musica Mobile *

Cybermusica – 16h30
Simão Costa - π_ano

Cybermusica - 10h15 às 16h30 e 18h00 às 19h00
Karlheinz Essl Lexikon-Sonate *

Sala Ensaios 3 – 10h15 às 13h00 e 14h30 às 16h30
Collectif éOle  - Pierre Jodlowski e Christophe Ruetsch – Mendel *

Apoio: Ministère de la Culture - DRAC Midi-Pyrénées, Région Midi-Pyrénées, Conseil général de Haute-Garonne, Ville de Toulouse, Sacem, Consulat General de France à Porto, Alliance Française de Porto

18h00 – Sala de ensaios 2 
Performa Ensemble

Luís  Rodrigues: Barítono
Helena Marinho: Piano
David Lloyd: Violino/ Viola
Hrant Yeranosyan: Violoncelo
Luís Carvalho: Clarinete
Ricardo Barceló: guitarra

Rui Penha - Portrait **
Isabel Soveral - Le navigateur du soleil incandescent/ 1º tableau
(versão para viola e piano) 
Evgueni Zoudilkine - O acontecido

intervalo

Sara Carvalho - Cleave ** 
Antonio Chagas Rosa - O céu sob as entranhas 
João Pedro Oliveira - Beyond

A vocação do PERFORMA Ensemble, formado com base nos músicos/docentes do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro mas incluindo eventualmente outros membros convidados, é, em primeiro lugar, realizar um investimento real na área da composição e da execução instrumental, através da estreia, divulgação e gravação de obras de autores portugueses, que manifestem interesse num trabalho colectivo e interactivo com os “performers”. Pretende-se assim dar lugar a um intercâmbio de ideias e realizações que permitam uma reflexão teórica, apoiada na prática instrumental e na criação.Este quadro de intenções será a base para a realização de programas de concerto, pondo em ênfase o contraponto entre a componente de criação e divulgação de produtos de índole cultural (o concerto, a gravação de obras), a formação (mesas redondas, masterclasses, cursos), e a aprendizagem e aplicação de conceitos teóricos ou práticos no trabalho realizado entre os compositores e os executantes. Pretende-se deste modo promover uma atitude crítica e de reflexão em relação ao significado, às consequências e à repercussão destas realizações, no desenvolvimento e produção de pensamento científico nas respectivas áreas. Para além desta primeira vocação, este ensemble ainda se propõe realizar colaborações com outras áreas disciplinares não musicais, servindo assim como modelo de interactividade disciplinar.
Direcção do Performa: João Pedro Oliveira, António Chagas Rosa, Jorge Salgado Correia

Domingo, 23 de Setembro - Casa da Música (Porto)

12h00 – Sala 2 
Orquestra de Altifalantes V – Música Electrónica e Vídeo

Coordenação: Carlos Guedes

Orquestra de Altifalantes V – Música Electrónica e Vídeo
Neste último concerto com a Orquestra de Altifalantes serão ouvidas obras de alunos do curso de composição da ESMAE (Porto) e do curso de Música Electrónica e Produção Musical da ESART (Castelo Branco). Estas obras mostrarão as várias facetas da música electrónica, como entidade autónoma com uma linguagem própria que se foi desenvolvendo desde os anos 50, e na sua interacção com a música instrumental e vídeo. A riqueza do trabalho apresentado não é alheia ao facto de ter havido um investimento especial em música electrónica  na ESMAE como componente forte na formação de compositores, e da ESART ter desde 2005 o primeiro curso em Portugal dedicado à criação musical com meios electrónicos.

16h00 - sala 2 
Teatro Electroacústico

10h15 às 19h00
Instalações

Sala Roxa - 10h15 às 19h00
André Sier - 747.3

Terraço - 10h15 às 19h00
Deep Listening
Robert Normandeau StrinGDberg * 
Pierre-Alain Jaffrennou – Musica Mobile *

Cybermusica - 10h15 às 16h30
Karlheinz Essl Lexikon-Sonate *

Sala Ensaios 3 – 10h15 às 13h00 e 14h30 às 16h30
Collectif éOle  - Pierre Jodlowski e Christophe Ruetsch – Mendel *

Apoio: Ministère de la Culture - DRAC Midi-Pyrénées, Région Midi-Pyrénées, Conseil général de Haute-Garonne, Ville de Toulouse, Sacem, Consulat General de France à Porto, Alliance Française de Porto

16h30 - Cybermusica
Conferência por Jonathan Harvey 
moderador: Miguel Azguime

18h00 – Sala Suggia 
Orquestra Nacional do Porto

Baldur Brönnimann: direcção
Jean-Marc Sullon assistente informático-musical

Charles Ives – The Unanswered Question 
Igor Stravinsky – Sinfonia para instrumentos de sopro 
António Pinho Vargas – Graffiti (just forms) 
Jonathan Harvey – Madonna of Winter and Spring 

*    estreia em Portugal
* * estreia absoluta


Financiamento, Protocolos, Co-produções e Apoios:

O Festival Música Viva é uma iniciativa da Miso Music Portugal como Secção Portuguesa da International Society of Contemporay Music e Secção portuguesa da Confédération Internationale de Musique Electroacoustique e com membro da International Association of Music Information CentresEuropean Conference of Promoters of New Music eInternational Computer Music Association

Financiamento 
Instituto das Artes / Ministério da Cultura

Protocolos
Instituto Franco Português
Câmara Municipal de Lisboa 
International Society of Contemporay Music
Confédération Internationale de Musique Electroacoustique

Co-produções
Casa da Música 
Fundação Calouste Gulbenkian
IPPAR / Mosteiro dos Jerónimos 
Rádio Difusão Portuguesa / Antena 2
Interdisciplinary Centre for Computer Music Research


Apoios
British Council
Lourisom
Meyer Sound
Goethe Institut 
Sacem 
Turismo de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa
Rádio Televisão Portuguesa
Ébano e Marfim
Águas do Luso
Bazar do Vídeo 
RealPelágio
Tortoise Movies
Olissipo
Ministère de la Culture - DRAC Midi-Pyrénées
Région Midi-Pyrénées
Conseil général de Haute-Garonne
Ville de Toulouse
Culture Ireland
Association of Irish Composers
Arts Council of Ireland
Consulat General de France à Porto
Alliance Française de Porto
Rádio Europa
Hotel Douro
Festival de Música da Póvoa de Varzim
Associação Pro-Música 
Native Instruments
JazzMutant
Produção Audio
Bolina Grupo Editorial 
Lemur
Miosótis
Câmara Municipal do Porto 
Gig Arts Magazine
Lisbon Walker

 


Salas, Entradas e Bilhetes

Informações 214575068 ou musicaviva@misomusic.com

Salas, Entradas e Bilhetes|Venues and Tickets

Fundação Calouste Gulbenkian 
Grande Auditório
Av. de Berna, 45A
1067-001 LISBOA
Telf: +351 21 782 3000

bilhetes à venda no próprio dia no local do concerto a partir das 18h
reservas pelo telefone +351 21 4575068 
ou pelo email: musicaviva@misomusic.com
Acessos|How to get to:
Metro S.Sebastião / Praça de Espanha 
Autocarros|Bus 16 - 18 - 26 - 31 - 42 - 46 - 51 - 56


Instituto Franco-Português 

Rua Luís Bívar, 91
1050-143 LISBOA
Tel: +351 21 311 1400 

bilhetes à venda no próprio local do concerto
reservas pelo telefone +351 21 4575068 
ou pelo email: musicaviva@misomusic.com
Acessos|How to get to: 
Metro S.Sebastião / Saldanha 
Autocarros|Bus 18 - 42

Mosteiro dos Jerónimos 
Praça do Império 
1400-206 LISBOA
Tel: +351 21 362 0034 

bilhetes à venda no próprio dia no local do concerto 
reservas pelo telefone +351 21 4575068 
ou pelo email: musicaviva@misomusic.com
Acessos|How to get to: 
Comboio|Train Linha Cais do Sodré/Cascais, Estação Belém / Ligação
Fuvial Belém
Autocarros|Bus 27 - 28 - 29 - 43 - 49 - 51 - 112 
Eléctricos|Tram E15

Casa da Música
Av. da Boavista, 604-610
4149-071 Porto
Portugal
Informações e Reservas:
Telef. +351 220 120 220
info@casadamusica.com

Metro
Linha Azul
Matosinhos - Estádio do Dragão

Linha Vermelha
Estádio do Dragão - Sr.ª da Hora

Autocarros ZL, 202, 204, 402, 501, 503, 504, 601, 704, 803, 902, 903


Onde Ficar

LISBOA

HOTEL MARQUÊS DE SÁ
Avenida Miguel Bombarda, 130
1050-167 Lisboa
Telefone:(+351) 217 911 014
Fax:(+351) 217 936 983
http://www.hotelmarquesdesa.pt
reservas@olissippohotels.com
reservas.oms@olissippohotels.com


PORTO

Hotel Douro
Rua da Meditação,71
4150-487 Porto
T 226 001 122
F 226 001 090
hoteldouro@clix.pt
http://www.hoteldouro.pt/

Albergaria Residência do Vice-Rei 
Rua Julio Dinis
telf. 225430120
fax. 225430128
vicerei@mail.telepac.pt



Outras informações


CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES

LISBOA
MAPA DE LISBOA

LISBOA TRANSPORTES

LISBOA METROPOLITANO

LISBOA TURISMO

AEROPORTO DE LISBOA

PORTO
PORTO TRANSPORTES 

METRO DO PORTO 


MAPA DO PORTO 


AEROPORTO PORTO